sábado, 19 de abril de 2014

Por um sono mais tranquilo.

Como vocês sabem, estamos em guerra contra o estresse na hora do sono aqui em casa. O Bernardo é um bebê super calmo, mas quando chega a hora de dormir ele chora, grita se debate. É enlouquecedor.
Falei com a pediatra e ela só disse para criar uma rotina de dormir. O Bernardo já teve uma rotina para o sono. Logo depois que fez um mês, comecei a fazer um ritual perto da hora de dormir. Massagem, banho na banheira, ofurô e mamar. Ele já terminava de mamar dormindo. Um belo dia ele mamou e não dormiu. Eu coloquei no colo, andei para um lado, andei para o outro, sacudi, cantei, dei batidinhas no bumbum e nada. Resolvi começar todo o processo mais tarde, para ele continuar associando aqueles eventos a hora de dormir. Com o tempo fui parando de fazer tudo isso. Acredito que foi porque ele não dormia mais no final de tudo e eu não via mais sentido em ter todo aquele trabalho atoa. 
Bom, voltei da consulta disposta a restabelecer a rotina. Comecei a verificar o que fazia ele ficar mais relaxado. Na verdade, ainda estou trabalhando nisso.
Cortei a massagem, acho que não estou fazendo direito, pois ele sente cócegas e acaba ficando mais irritado, mas pretendo treinar e tentar de novo. Ele adora o banho, então estou estudando o melhor momento para ele. Notei que, quando ele toma banho e já esta ficando com sono, começa a chorar no momento de enxugar e colocar a roupa. Por esse motivo estou variando a hora do banho até descobrir como ele fica melhor e dorme melhor. Mudei o horário de dormir. Ele estava ficando acordado até onze horas, agora, às sete horas, no máximo, já estamos no processo de ninar. 
Outra coisa que me deu uma luz foi o texto no site Guia do Bebe (http://guiadobebe.uol.com.br/o-efeito-vulcanico-por-que-sono-inadequado-durante-o-dia-falta-de-sonecas-ou-sonecas-curtas-resulta-em-extrema-irritacao-e-luta-contra-o-sono/) que explica o que eles chamam de efeito vulcânico. Esse texto clareou muito a minha cabeça, porque o Bernardo tira sonecas de só 20 minutos. 
O texto fala sobre a importância das sonecas durante o dia, a duração de cada uma e principalmente o intervalo entre as elas. Comecei a controlar o tempo que ele passa acordado e o coloco para uma soneca a cada duas horas. Fico ao lado dele enquanto ele dorme, para, assim que ele despertar, fazer com que ele durma novamente. O objetivo é fazer com que ele durma pelo menos 1 hora.
Bom, ainda estamos em fase experimental e nos adequando até conseguir chegar a rotina ideal, mas tenho notado que ele tem ficado mais bem humorado durante o dia e que o tempo para faze-lo adormecer diminuiu bastante. Ainda temos bastante choro na hora de dormir, mas como isso acontece mais cedo eu fico menos estressada e com isso tenho mais paciência para aguentar. 
Assim que conseguir definir um rotina, volto para contar descreve-la e seus benefícios. E vocês, tem alguma rotina definida para a hora do sono?

(foto: Revista Crescer)

Um comentário: